terça-feira, 21 de junho de 2011

René Lalique.

Nos finais do século dezenove,as mãos de um jovem joalheiro frances,Transformavam Prata e Ouro em mais que jóias, em pequenas grandes obras de arte.Suas criações originais com seus desenhod faustosos, como discreto,fizeram do artista um dos grandes nomes do estilo modrnista.

Lalique nasceu no dia 6 de abril de 1860 na Provincia de Champagne.Com apenas dois anos mudou-se para Paris onde foi precocemente matriculado no instituto Lycée Turgot.

Em 1876,iniciou a sua aprendizagem co, o renomado joalheiro Louis Aucoc e no mesmo ano,matricula-se na Escola de Artes Decorativas de Paris.

Em 1882 Lalique começa a fazer desenhos independentes para muitas Joalherias de Paris e aos 26 anos abre a sua propria joalheria.

Seguindo as fontes de inspiração da Arte Nouveau o joalheiro françes criou peças vanguardistas representando a fauna e a flora, pavões e pássaros,borboletas e outros insetos reais ja ganhavam exuberãncia na arte de René.

Lalique sempre inovava e usou materias pouco comuns a Joalheria da época,usou o vidro,esmalte,couro,marfim e pedras semi-preciosas.
Suas peças começaram a ganhar nome na sociedade francesa e atrair clientes como a conhecida atriz Sahah Bernhardt.

Seu interesse em vidros e cristais resultou na criação de belissimos e originais recipientes de perfume,sendo  primeiro artista a imaginar essa  comercialização tão luxuosa.

Lalique faleceu aos 85 anos deixando uma coleção de obras que integra um núcleo exepcional pela quantidade e qualidade de um trabalho unico e maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário